Cuidar da unha, tratar, pintar, cortar de modo correcto, cursos para aprender a fazer unha decorada, unha artística, com desenhos da moda. Tudo sobre manicure e pedicure, unhas de gel, adesivos e carimbos, materiais utilizados na pintura e execução de unhas francesinha, espanhola e brasileirinha.

Doenças das unhas e seus sintomas

Referimos abaixo um resumo das doenças de unhas mais comuns e as suas principais características, a fim de que a manicure possa identificar uma doença da unha e tomar as medidas e precauções necessárias para o bem-estar da cliente. Lembrando que, em qualquer casa, a manicure deve sugerir à cliente que procure orientação medica.
Onicogripose: É o encurvamento das unhas em forma de garra, mudando a direcção do crescimento.
Onicólise: É o nome dado a doença que causa o desprendimento das unhas, ou seja, a queda inteira da unha.
Onicoma: É o tumor que verifica na raiz da unha, causando inchações e fortes dores, necessitando, em alguns casos, de cirurgia para a extirpação do tumor.
Onicomicose: É caracterizada pela produção de cogumelos parasitas.
Onicorrex: as unhas tornam-se finas e quebram-se com facilidade.
Unheiro: É uma infecção que se verifica na cutícula, ocasionada principalmente pela não observância das regras de higiene (esterilização, etc.), bem como pela retirada excessiva de cutícula.
Micose de Praia: Micose que se verifica por baixo da unha. Quando não cuidada em tempo, alastrasse por baixo da unha, separando a mesma da derme, causando ardores ao manusear produtos químicos como: liquido de permanente, água oxigenada, pasta de alisar, inclusive detergentes de uso domestico. É actualmente contagiosa.
Seus Sintomas
Anemia: Unhas quebradiças, secas, opacas.
Doenças Cardíacas: Unhas curvadas para baixo, alargada, coloração arroxeada e pontos arroxeados.
Doenças Renais: Engrossamento das unhas, coloração amarelada ou cinzenta.
Doenças Gastrintestinais: Pontos hemorrágicos, unhas doloridas e frágeis, que se deslocam da parte distal ou descamam.
Diabete: Unhas avermelhadas e com vasos na pele, micose mais frequente engrossamento e endurecimento das pontas dos dedos.
Reumatismo: Unhas amareladas.