Cuidar da unha, tratar, pintar, cortar de modo correcto, cursos para aprender a fazer unha decorada, unha artística, com desenhos da moda. Tudo sobre manicure e pedicure, unhas de gel, adesivos e carimbos, materiais utilizados na pintura e execução de unhas francesinha, espanhola e brasileirinha.

UNHA

NATUREZA QUÍMICA
A unha é composta por:
Nitrogénio
Cistina (a proteína responsável pela dureza das unhas)
Enxofre
Traços de metais
Lipídio (gordura): O colesterol é o principal lipídio, possuindo também efeito plastificante.
O contacto com produtos que contenham solventes (detergentes, sabonetes, etc.) ocasionou a perda de lipídio, resultando em unhas secas e quebradiças.
Água: em concentração entre 7 a 12%, é o principal plastificante. Sua baixa concentração auxilia também nas durezas das unhas. No extracto córneo da pele, a concentração de água é de 15% a 25%.
O formato da unha e as três partes distintas
As unhas deixam menos sensíveis as extremidades dos dedos, regiões ricas em terminações nervosas.
Sem elas, os nossos dedos poderiam doer ao tocar o teclado de um computador ou exercer qualquer outra actividade manual.
As unhas apresentam forma quadrilátera, são esbranquiçadas e possuem três partes distintas:
Corpo: é a parte visível da unha, de forma “convexa” e em constante crescimento.
Raiz: é a parte invisível da unha, ou seja, a parte encravada na derme e coberta pela cutícula.
Lúnula ou meia-lua: é a região esbranquiçada em forma de meia-lua, considerada com unha em crescimento.

As unhas crescem aproximadamente de 3 a 5 mm por mês. O crescimento delas se dá com mais rapidez no verão de que no inverno. As unhas das mãos desenvolvem-se mais rapidamente que as dos pés.
MATRIZ
Conhecida como raiz da unha, a matriz compõe-se de células germinativas em constante reprodução (mitose), o que explica o crescimento da unha. Situa-se abaixo da prega supra-ungueal, sendo incessantemente irrigada pelos vasos sanguíneos superficiais da derme.
CUTÍCULA
A cutícula é considerada uma produção cutânea (ou epidérmica) que bordeja a unha, indicando a separação entre a parte visível (corpo) e a parte invisível (raiz). Ajuda a proteger a raiz contra infecções e lesões. Ela é a protecção da unha, por isso só deve ser retirada com permissão da cliente.
FRACAS
Unhas fortes ou fracas dependem de diversos factores internos e externos. Finalmente, as unhas fracas podem ser decorrentes de onicopatias diversas, em que a identificação e o diagnóstico passam desapercebidos ao leigo. Recomendamos, em casos de suspeita, procurar um dermatologista ou clínico-geral para um perfeito diagnóstico e solução.
MANCHADAS
As manchas esbranquiçadas que notamos em algumas unhas são devidas a queratinização incompleta da derme. Segundo alguns especialistas, as manchas (não confundir com a meia-lua) são bolhas de ar que penetram nas unhas durante sua formação.

ROÍDAS
A ansiedade em excesso é a principal causa que leva as pessoas a roerem as unhas, descubra como controlar esse sentimento e abandone de vez este hábito.
No caso de pessoas que roem as unhas, só é possível resolver a situação quando elas forem capazes de controlar sua ansiedade. Muitas vezes, estar ansioso é a ponta do iceberg, por trás podem estar outros sentimentos como: insegurança, angústia, desconforto, medo ou excesso de cobrança (às vezes, vários sentimentos associados).
Consequências
Sempre húmidas, as mãos são um prato cheio para o aparecimento das micoses. Como se não bastasse esse festival de seres microscópios, algumas pessoas ainda engolem pedaços de unhas.
Essas lascas se acumulam no fim do intestino grosso, contribuindo para o desenvolvimento de
infecções e, até mesmo, da apendicite.
Como parar?
Procure ajuda psicológica;
Faça exercícios;
Faça as unhas, quando elas estão pintadas com esmalte, o cuidado para não descascar ou roer é maior. E não é só isso, cuidar de si, melhora a auto-estima.
FORMATOS DE CORTE
Há vários formatos para se definir o corte das unhas femininas: o oval, o redondo, o quadrado e o pontiagudo. Mas não existem regras para definir o modelo, há a chamada proporção ideal.
Para dedos curtos e grossos: unhas curtas e arredondadas.
Para dedos curtos e finos: unhas médias e ovaladas.
Para dedos longos e grossos: unhas médias e quadradas.
Para dedos longos e finos: unhas médias e pontiagudas.
O importante é que todas as unhas tenham o mesmo formato e o mesmo comprimento.